Minha empresa é obrigada a ter PPRA?

Este é um assunto que ocasiona muitas dúvidas, principalmente entre microempresários. Neste breve artigo, abordaremos o que é o PPRA, seus objetivos e quais empresas deverão tê-lo.

O que é o PPRA?

O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas Normas Regulamentadoras do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego e, especialmente com o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Qual o objetivo PPRA?

O PPRA, visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais que existam ou venham existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Quais empresas devem ter o PPRA implantado?

Conforme Norma Regulamentadora - NR nº 9, é obrigatório a elaboração e implementação do PPRA, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Sendo assim, se sua organização - seja ela micro, pequena ou grande - admita trabalhadores como empregados (regidos pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho), ela deve sim, obrigatoriamente, implantar o PPRA implantado. Isso abrange empresas mesmo que, com apenas 1 funcionário, em qualquer segmento de atuação.

#PPRA #programa #saúde #segurança #riscos #NR09

Artigos Relacionados
Artigos Recentes
Arquivo
Busque por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • LinkedIn
  • Facebook Basic Square

+55 31 98781-3972

Rua Expedicionário Paulo de Souza, 82/303, Itatiaia - BH/MG

EMPRESA CADASTRADA

SEE Engenharia Ltda - ME | CNPJ: 29.313.999/0001-00 | Inscrição Municipal: 1.059.893/001-6 | Alvará de Localização e Funcionamento: 2018002318 | Declaração de Dispensa de Licenciamento do CBMMG: MGL170001100 | Registro CREA/MG: 75082 | Belo Horizonte - MG